quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Dia da consciência negra, Freeman a chuva de "Nãos"


Esse vídeo é ótimo! Por dois motivos.
O primeiro é que ele diz exatamente o que o 'Morgan Freeman' pensa a respeito do mês da consciência negra: "Devemos ser tratado como iguais!"
Ótimo! Parabéns ao Morgan Freeman.
E nós somos todos tratad
os como iguais?
NÃO!


O segundo é a discussão que acompanha esse vídeo no dia de hoje. Bem, hoje é dia da consciência negra, feriado em algumas cidades.
Mas, por acaso, hoje é também o dia em que muitos estão se questionando sobre a validade de um feriado (ou desse feriado). Aí vem a pergunta: Pra que serve um feriado?
Um feriado pode servir pra fazer absolutamente nada no conforto do seu lar ou então pode ser um dia de homenagem ou um dia comemorativo pra cidade, pro país, pro mundo… E todo mundo comemora junto! =) Oba! 


No caso de hoje o dia é ainda mais. É um dia de homenagem a Zumbi dos Palmares (procure a história dele na internet. É legal!) e é um dia de comemoração da cultura negra no país. Seja negro, branco, amarelo ou lilás, você pode procurar a programação na sua cidade e ir comemorar junto! Além disso, e ainda muito importante, é um dia de reflexão. Pois infelizmente ainda vivemos num país (entre muito outros) onde o racismo existe. Sim, é triste mas é verdade… Aprendemos e ensinamos todos os dias a julgar de forma diferente os negros. Ou vc nunca viu aquele seu amigo dizer que não é racista mas esfrega o dedo no braço pra falar sobre aquele "mulatinho" que não presta? Ah vai dizer que vc não achou estranho quando viu que o médico que te atendeu era negro? Ou então vc nunca viu um mesmo… Ou então vc acha que é coincidência existirem mais negros nas prisões e menos negros nas universidades? Será o acaso, uma incapacidade dos negros ou a incriível exclusão racial?


Sim, é verdade! As pessoas ainda são diferenciadas pela sua cor em pleno século XXI!
Portanto, o Morgan Freeman fala sobre um mundo ideal. Que não é este onde vivemos. Neste mundo aqui, ainda precisamos levantar a bandeira durante um dia (uma semana, ou um mês) pra discutirmos a questão racial! Simplesmente porque ela existe durante todos os outros dias, o tempo todo. E não é parando de falar sobre o racismo que ele vai desaparecer da face da terra (Bem que poderia!). O que precisamos é olhar pra nós mesmos e ver onde podemos melhorar pra, enfim, olhar para o outro e o reconhecermos como igual!


Ainda resta a pergunta de porque tanta gente anda reclamando do feriado de hoje, mas ninguém reclamou do feriado de 15 de novembro… Faz só 5 dias! Qual a diferença?


Um ótimo dia da consciência negra a todos!" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário